sábado, maio 08, 2010

Filmes de jogos são possíveis?

 Na verdade, filme de jogos e anime. Será que eles podem ser bons? Esse tópico é uma discussão sobre o assunto e tenho certeza que mesmo as pessoas que não gostam de ficar lendo vão gostar. Aqui é o Hero, sigam-me no restante do post, vocês vão concordar comigo.




Curta feito por fãs do Street Fighter (SF)





 É, finalmente um vídeo descente sobre SF. Não vou dizer que ficou perfeito... afinal, achar um cara com a estrutura do Ryu e que saiba interpretar deve ser uma tarefa muito difícil. Mas acho que todos concordam comigo quando eu digo que esses três minutos ficaram muito mais no espírito do SF do que toda aquela porcaria de filme com o Van Daime.

 Agora, por exemplo, um trailer em inglês de outro filme. Vejam, tentem descobrir qual o jogo, e se descobrirem tentem não chorar.


-A diferença:

 A grande diferença entre esses filmes é que um foi feito por fãs que gostam, sabem a história, e entendem a vida e o sentimento dos personagens como nós- como se eles fossem pessoas reais, e o outro se aproveita de um título famoso e de sucesso como KOF (que depois do 2002 foi caindo gradualmente...) para assegurar bilheteria.

-A produção
 
 Toda produção cinematográfica tem que contar com determinados pontos, como início, meio e fim. Já os jogos de luta (que são os que mais sofrem...) não. Pra cada personagem há um final diferente, e isso dificulta a escrever um roteiro.
 Dito isso, nada justifica jogar a história e as essências dos jogos que significam algo para as pessoas (Street Figther e The King of Figthers estão marcados na infância e vida da gente), e jogar no lixo, achando que estamos felizes com filmes bostas como esses feito por pessoas que não intendem nada disso.  

 A produção de filmes com histórias prévias devem mostrar que realmente estamos vendo um filme sobre isso, não uma história qualquer com personagens com o mesmo nome dos jogos e animes. Também deve respeitar os personagens, por exemplo: Aqui no Anime Charged eu (Hero) gosto do personagen Iori. Acho ele estiloso e maneiro do jeito que ele é (com a roupa de garçom e o topete gigante). Já o Rayashi gosta do Kyo (que por acaso é japonês e não americano...) e o Zoro da Athena (que nem aparece nesse "filme" novo do KOF...). Então coisas como Iori não ser ruivo e sem topete, Kyo americano e etc nos irritam profundamente.

-A venda:


 Outra coisa que esses produtores deveriam saber quando se atrevem a fazer um filme de anime ou de jogos é o mercado que eles procuram trazer aos cinemas: Eles não produzem nem um grande filme paras grandes plateias, nem um filme coerente com o grupo de fãs que teoricamente eles pretendem atingir. 
 Pra atingir grandes plateias normalmente é preciso ou muito dinheiro pra gastar em efeitos e etc- investimento que falta nos filmes de jogos e anime, ou uma historia realmente boa- o que não é fácil de fazer por ter que adaptar e comprimir muita historia do anime ou jogo. Dessa forma, as pseudo-historias criadas são tão ruins para o publico geral quanto para quem conhece, já que descaracteriza tudo o que a pessoa já vivenciou sobre o assunto.

-A sugestão:

1- Se você pretende produzir uma historia sobre um jogo, anime, ou qualquer coisa parecida, preze pelos fãs da história, a não ser que você tenha muitos invetimentos para gastar em efeitos.
2- Não tente por toda história em um filme, ao invez disso faça do filme um episódio que não contrarie ou altere a história original. Assim, se for bom você poderá lançar outro filme, e se for ruim você não estraga sua carreira completamente e nem o título (Jogo, anime, etc) que está usando.
3- Não tente explicar os personagens. Os fãs já os conhecem e quem não os conhece não precisa de explicação, só de ser convencido de que já houve algo por traz daquilo e que o personagem é assim e pronto. Se o ator realmente incorporar o personagen as pessoas acreditarão nele, e por mais estranho que seja, o personagem não vai parecer "forçado". Da mesma forma não faça os personagens se "conhecerem no seu filme" a não ser que o filme seja sobre a origem de um deles.
4- Faça os personagens parecerem com os originais! Algumas coisas são muito difíceis, como achar alguem com o tamanho do Zangef, ou com o cabelo do Goku, mas pelo menos se esforcem para que quando o personagem aparecer seja identificado, e mantenha roupas caracteristicas!

 Principalmente, respeite a obra. Os fãs querem ver filmes, mas hoje em dia basta falar que vai sair um filme sobre um jogo conhecido que o medo já nasce  nos nossos corações.

Um comentário:

  1. Concordo! Esses filmes de jogos/anime acabam com a história verdadeira. Esse kof está ridículo. Tem que ser feito por quem sabe, não enfiar uma história qualquer garganta abaixo.

    ResponderExcluir